Translate

domingo, 1 de junho de 2014

Codornizes no Forno / Roast Quail

Durante muitos anos, o prato principal do  almoço do meu aniversário eram codornizes selvagens, caçadas pelo meu pai e cozinhadas pela minha mãe. 
Lembro-me que era uma receita demorada de fazer: primeiro eram fritas e depois estufadas. Apesar de muito saborosas, eram aves magrinhas e para as comer era muito aborrecido, pois davam muito trabalho :-)
Outro dia, no supermercado, umas codornizes gordinhas chamaram-me a atenção e resolvi  comprá-las. 
Optei por as assar. Foi mais rápido e o resultado também foi agradável. 


Ingredientes:

Não indico quantidades, pois faço sempre a olho e depende do gosto de cada um. Apenas deve ter cuidado para não colocar muito azeite. 
  • Codornizes
  • Alhos 
  • Limão
  • Azeite
  • Sal 
  • Pimenta preta
  • Pimenta moída / Pimenta da Terra (Capsicum annuum) veja aqui 
  • Salsa

Preparação:

Numa tigelinha, coloque os alhos, o sal, as pimentas, o sumo de limão e o azeite.
Coloque as codornizes num tabuleiro de ir ao forno e regue-as com a marinada anterior. Tape com película anti-aderente e aguarde cerca de 30 minutos.
Leve-as ao forno pré-aquecido a 200 ºC cerca de 30/40 minutos, regando algumas vezes com os sucos libertados, para não secarem.
Eu não gosto da carne muito seca, mas se preferir, pode deixar mais tempo no forno.
Se tiver dificuldade em saber se estão cozidas, espete um palito na parte mais grossa da carne: se os sucos sairem cor de rosa ainda não está cozida, se os sucos devem sair clarinhos está cozida.


AA

Sem comentários:

Enviar um comentário